quarta-feira, 8 de maio de 2013

O que as parceiras dizem .. | Saúde por Mena Maria


Olá a todos!
Cá estamos para mais um tema semanal. Esta semana, o meu tema é Saúde e pensei em abordar um tema relacionado com o Verão, que está quase aí à porta. Hoje vou falar-vos sobre alguns erros muito comuns durante o Verão e que podem prejudicar seriamente a saúde da nossa pele e cabelos.


1. Aplicar o protetor solar apenas quando se chega à praia. ERRADO
Nunca devem fazê-lo pois os filtros solares químicos demoram ainda algum tempo a actuar convenientemente de forma a promover a proteção. Dessa forma, o protetor deve ser aplicado 20 a 30 minutos antes da exposição solar. Deve ser aplicado em casa e por todo o corpo, incluindo as partes que estão tapadas pelo biquíni ou fato de banho.
O protetor solar deve ser usado em qualquer tipo de exposição solar, seja ela numa esplanada, numa caminhada ou mesmo durante o exercício físico ao ar livre.


2. Não aplicar protetor solar nas mãos. ERRADO
As mãos são a zona do corpo que está em constante exposição solar e devem ter um cuidado especial ao protegê-las pois são a zona do corpo que envelhece mais rapidamente. Aplicar 2 a 3 camadas de hidratante a seguir à praia, por exemplo, é fundamental para compensar as agressões provocadas pelo sol, pela areia, o vento, a água do mar, etc.
Os pés, que são propícios a apanhar escaldões também devem estar sempre bem protegidos.

3. Não proteger a cabeça do sol. ERRADO
Devem sempre proteger bem o couro cabeludo pois esta é uma zona que pode potenciar cancro da pele. Obviamente, não conseguimos colocar protetor solar na cabeça e por isso é difícil dar-lhe uma proteção adequado. Assim, usar um boné ou chapéu é imprescindível. Fora da exposição solar, devem também usar produtos adequados à proteção e hidratação do cabelo evitando assim que o cabelo espigue e se torne mais seco.

4. Não usar óculos de sol. ERRADO
Os óculos de sol são um dos acessórios mais importantes a levar connosco, seja para uma exposição solar direta ou indireta. É cada vez mais importante proteger os nossos olhos dos raios ultravioletas. Para esse efeito, é necessário escolher uns óculos que tenham a proteção UV indicada.


5. Dormir com o sal no corpo e cabelo para proteger o bronzeado. ERRADO
Isto é uma das piores coisas que podem fazer. O sal vai secar-vos muito a pele e o cabelo e por conseguinte vai desidratar-vos a pele. Um banho quente e a aplicação de um bom hidratante a seguir ao banho é fundamental.

6. Não hidratar convenientemente a pele. ERRADO
A seguir a uma exposição solar, o corpo precisa de "rejuvenescer", digamos assim. É muito importante apostar num bom hidratante corporal mas não só. Beber muita água é indispensável no que toca a hidratação do nosso corpo.


7. Não hidratar o cabelo depois do sol. ERRADO
Após exporem o vosso cabelo ao sol, este vai ficar seco e quebradiço. Por isso, é importante lavar bem o cabelo, de preferência com um champô indicado para cabelos secos e no fim aplicar uma máscara hidratante. O ideal é aplicar a máscara no cabelo, colocar um touca e aguardar 15min antes de enxaguar. Desta forma, a máscara vai hidratar profundamente o vosso cabelo.

8. Não limpar o rosto à noite. ERRADO
É durante a noite que a pele é reparada e autoregenerada, libertando todas as toxinas. Sendo assim, é necessário termos uma pele bem limpa e desimpedida. Se estivermos a usar maquilhagem essa tarefa torna-se complicada. É antes de deitar que devemos aplicar produtos de tratamento mais profundo e para atuarem na perfeição é necessário que a nossa pele se encontre limpa e desmaquilhada.

Aposto que muitas de vocês cometem alguns destes erros, não é verdade? Eu própria cometo alguns, pois no que toca a cremes sou MUITO preguiçosa. Mas estes são passos muito importantes que ajudam a prevenir problemas de pele e ajudam também a ter uma pele mais saudável, radiante e jovem.
Espero que este tenha sido um tema interessante e que vos ajude a não cometer certo tipo de erros após a exposição solar.
Até a uma próxima! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Está à vontade para dizeres o que pensas, aceito elogios e criticas construtivas. Estou aqui também por ti por isso agradeço todo o teu feedback :)

As respostas aos comentários serão feitas neste post por isso está atenta :)
Beijinhos*