quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O que as parceiras dizem .. | Saúde - Chás de A a Z por Xana Nunes

Olá minhas queridas e queridos leitores :)
Antes de ir ao tema de hoje, não posso deixar de relembrar que participem no passatempo Pó Aqui, Sombra Ali, que se encontra a decorrer em todos os blogues parceiros do Avon e Companhia. Podem participar aqui e habilitar-se a ganhar um fantástico kit de 13 pincéis de rosto e olhos. Boa sorte! :)

Ora bem, o tema geral de hoje é saúde e como subtema, decidi falar de chás.
Porquê? Porque cada vez mais acredito na medicina não convencional para tratar a maioria dos problemas mais simples... Nunca tiveram a sensação de que, para um mesmo problema, de médico para médico, o medicamento escolhido difere bastante? Eu estou sempre a aperceber-me disso, e cada vez mais me parece que há muitos "negócios" por de trás da industria dos medicamentos, mas pronto, isso já é outro assunto... 
Daí, começar, cada vez mais, a interessar-me pelos chás e pelos seus benefícios.
Fiz uma breve pesquisa e decidi partilhar convosco os chás de mais fácil acesso de A a Z e as suas propriedades.
Vamos lá?


Amora
O chá da folha de amoreira (que ainda conseguimos encontrar com alguma facilidade por aí pelos campos e aldeias) é diurético, ajuda a combater a retenção de líquidos (a nossa querida celulite) e a pressão alta. Bom regulador intestinal e, por ser rico em vitamina c e antioxidantes, ajudar a baixar o mau colesterol.

Branco
Contém cafeína que altera o metabolismo, ajudando a queimar mais calorias, daí ser um chá muito associado a dietas. Os polifenóis presentes neste chá ajudam a fortalecer o sistema imunitário, o tanino ajuda a baixar o mau colesterol.

Camomila
Ajuda nas indigestões e cólicas menstruais. Propriedades calmantes.
Confesso que este é o meu chá favorito. Faz milagres pelas minhas noites mal dormidas. Durmo muito melhor com um chá de camomila antes de deitar.

Dente de Leão (Acho que não é de muito fácil acesso, mas não encontrei outro com "D" :p)
Ideal para limpar e desintoxicar o organismo, já que ajuda a remover a toxinas do sangue e a abrir os canais biliares. Ajuda ainda ao bom funcionamento do intestino.

Erva Cidreira
Acalma cólicas e dores de cabeça. Relaxa o sistema nervoso, favorecendo o sono e diminuindo a ansiedade.


Funcho
Bom digestivo e favorece o funcionamento intestinal. Relaxa o corpo para uma noite bem dormida.

Gengibre
É o melhor anti-inflamatório disponível diretamente da natureza, indicado para combater bronquite, asma, rouquidão e inflamações na garganta. Mais um chá que ajuda o sistema digestivo (cólicas e intestinos) e favorece a circulação sanguínea (mais um aliado ao combate da nossa amiga celulite).

Hortelã
Quanto à hortelã em si, da minha pesquisa, penso não haver grandes conclusões, no entanto, esta planta contém mentol, e este sim é bastante benéfico para cólicas, digestão, leve controlo de problemas respiratórios e stress.

Jasmin
Actua como calmante e reduz as dores de cabeça. Inibe a vontade de comer. É também um chá diurético que ajuda no combate à retenção de líquidos.

Limão
Rico em vitamina C que é excelente no combate às gripes. Ajuda a manter o pH do sangue estável, reduzindo assim a perda de nutrientes. Se feito com casca de limão, este chá é um ótimo desintoxicante do organismo. É um dos meus chás favoritos!


Mel e Canela
Sim, não é uma planta, mas achei interessante o que encontrei na minha pesquisa e decidi partilhar aqui.
Ao que consta, parece que logo em jejum pela manha e antes de deitar, água com uma colher de chá de mel e meia colher de chá de canela, pode ajudar bastante na perda de peso... Gostei da ideia ;)

Noz moscada
É bom para tratar o inchaço da barriga provocado pela prisão de ventre e é também um bom calmante.

Oolong (não sei se é muito fácil de encontrar, mas...)
Ajuda, assim como o chá branco, a queimar mais calorias, aumenta o sistema imunitário e retarda o envelhecimento.

Preto
É de todos os chás o que tem maior teor em cafeína. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, retarda o envelhecimento, reforça o sistema imunitário e ajuda também a queimar mais calorias.

Rooibos
Existem muitas variedades deste chá e é mais um para juntar aos meus favoritos.
É um dos mais potentes antioxidantes, ajuda os problemas digestivos, nervosos e alérgicos.


Salsa
Alto poder diurético. Faz bem a reumatismo, artrite, gota e artrose. Ajuda a combater doenças cardiovasculares e derrames.

Tília
Propriedades calmantes e também com grande efeito em problemas digestivos.

Verde
O mais badalado de todos.
Altíssimo poder desintoxicante, diurético e digestivo. Ajuda a diminuir o mau colesterol, controla a pressão arterial, activa o sistema imunitário e previne problemas como artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas.


Zimbro
Poderes diuréticos, antisséticos e digestivos. Ajuda no combate à bronquite, reumatismo e tosse.

E assim termina o rol de chás.
Espero que, mesmo sendo um assunto um pouco fora do habitual, tenha sido do vosso interesse.
Por acaso é um tema que me agrada bastante e poderia estender-me muitíssimo mais sobre ele... mas se gostarem, fica para uma próxima.

Xana Nunes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Está à vontade para dizeres o que pensas, aceito elogios e criticas construtivas. Estou aqui também por ti por isso agradeço todo o teu feedback :)

As respostas aos comentários serão feitas neste post por isso está atenta :)
Beijinhos*